quinta-feira, 20 de novembro de 2008

TEXTO PARA PROVA DO 4º BIM - 8ºD, 8ºE e 1ºH PROFº KALIL

Regras de basquete

Art. 1. Definição
1.1. Basketball é jogado por duas (2) equipes de cinco (5) jogadores cada. O objetivo de cada equipe é o de marcar pontos na cesta do adversário e evitar que a outra equipe obtenha a posse da bola ou faça pontos.
1.2. A cesta que é atacada por uma equipe é a cesta do oponente e a cesta a qual é defendida por uma equipe é sua própria cesta.
1.3. A bola poderá ser passada, arremessada, “tapeada”, rolada ou driblada em qualquer direção, respeitadas as restrições dispostas nas seguintes regras.
1.4. A vencedora do jogo é a equipe que fizer o maior número de pontos ao final do tempo de jogo.
Art. 2. Dimensões da Quadra.
2.1. A quadra de jogo será retangular, plana, sólida e livre de obstáculos.
2.2. Para as principais competições da FIBA (ver Art. 4.5), as dimensões serão de 28m de comprimento e 15m de largura, medidas da margem interna das linhas limítrofes.
2.3. Para todos os outros eventos, a entidade apropriada da FIBA, como a Comissão de Zona ou a Federação Nacional, têm autoridade para aprovar quadra de jogo existente, com medidas mínimas de 26m de comprimento por 14m de largura.
Todas as novas quadras deverão ser construídas de acordo com as especificações para as competições oficiais da FIBA, que é de 28m por 15m.
2.4. A altura do teto ou da obstrução mais baixa será de, no mínimo, 7m.
2.5. A superfície da quadra será uniforme e adequadamente iluminada. As unidades de luz serão colocadas de modo a não atrapalhar a visão dos jogadores.
Art. 14. Capitão: Deveres e Poderes
14.1. Quando necessário, o capitão deverá ser o representante de sua equipe em quadra. Ele poderá se dirigir a um oficial para obter informações essenciais. Isto será feito de maneira cortês e somente quando a bola estiver morta e o relógio parado.
14.2. Quando o capitão deixar a quadra por alguma razão válida, o técnico deverá informar a um oficial o número do jogador que irá substituí-lo como capitão na quadra, durante sua ausência.
14.3. O capitão pode agir como técnico
14.4. O capitão deverá designar o jogador da sua equipe que irá saltar numa situação de bola ao alto e o arremessador de lance livre numa situação de lance livre para a sua equipe em todos os casos onde não existir jogador especificamente designado para salto ou arremessador de lance livre determinado pelas regras.
Art. 16. Tempo de Jogo
16.1. A partida deverá consistir de:
16.1.2. Dois (2) tempos de vinte (20) minutos cada, ou
. Quatro (4) períodos (quarto) de doze (12) minutos cada, com intervalo de dois (2) minutos entre o primeiro e o segundo períodos e entre o terceiro e quarto períodos.
16.2. O intervalo da metade deverá ser de dez (10) ou quinze (15) minutos.

Art. 18. Regra dos 30 Segundos
18.1. Definição:
18.1.1. Quando um jogador adquirir o controle de uma bola viva na quadra, um arremesso para a cesta deverá ser efetuado por sua equipe dentro de trinta (30) segundos.
18.1.2. Se a equipe com o controle da bola não consegue efetuar um arremesso à cesta dentro de trinta (30) segundos, isto será indicado pelo acionamento do sinal de trinta (30) segundos.
Art. 21. Contagem Empatada e Períodos Extra
21.1. Se a contagem está empatada ao final da segunda metade (jogos disputados em 2 x 20 minutos) ou o quarto período (jogos disputados em 4 x 12 minutos), o jogo deverá continuar com um período extra de cinco (5) minutos, ou quantos períodos extras de cinco minutos forem necessários para desfazer o empate.
21.2. Em todos os períodos extras, as equipes deverão continuar atacando na mesma cesta como fizeram na segunda metade ou quarto período.
21.3. Um intervalo de dois (2) minutos deverá ser concedido antes de cada período extra.
21.4. Cada período extra deverá ser iniciado com bola-ao-alto no círculo central.
Art. 22. Começo de Jogo
22.1. Um jogo não pode começar se uma das equipes não estiver na quadra com cinco (5) jogadores prontos para jogar.
22.2. O jogo oficialmente começa quando o árbitro, com a bola, entra no círculo central para administrar o bola-ao-alto.
Art. 25. Bola ao Alto
25.1. Definição:
25.1.1. Um bola ao alto tem lugar quando um oficial atira a bola ao ar entre dois oponentes.
25.1.2. Para uma bola ao alto ser legal, a bola deve ser tocada com a(s) mão(s), por um ou ambos os saltadores.
Art. 26. Como a Bola é Jogada
26.1. No basquete, a bola é jogada com as mãos.
26.2. Andar com a bola, deliberadamente chutá-la ou batê-la com um soco é uma violação. Chutar a bola significa batê-la ou interceptá-la com o joelho, qualquer outra parte da perna abaixo do joelho, ou o pé.
26.3. Tocar acidentalmente a bola com o pé ou perna não é uma violação.
Art. 27. Controle de Bola
27.1. Um jogador tem o controle quando:
27.1.1. Ele está segurando ou driblando uma bola viva ou
27.1.2. A bola está à sua disposição, para uma situação de reposição de fora para dentro.
27.2. Uma equipe tem o controle quando:
27.2.1. Um jogador desta equipe tem o controle, ou
27.2.2. A bola está sendo passada entre companheiros de equipe.
27.3. O controle da equipe continua até que:
27.3.1. Um oponente assegure o controle, ou
27.3.2. A bola se torna morta, ou
27.3.3. A bola não está em contato com a(s) mão(s) do arremessador em um arremesso de campo à cesta ou lance livre.

Art. 28. Jogador em Ato de Arremesso
28.1. Definições:
28.1.1. ARREMESSO:segurar a bola com uma ou ambas as mãos e então projetá-la pelo ar, na direção da cesta.
28.1.2. ENTERRADA:forçar ou tentar forçar a bola para dentro da cesta, com uma ou ambas as mãos.
28.1.3. TAPINHA: palmear a bola com uma ou ambas as mãos na direção da cesta.
Art. 29. Cesta – Quando Feita e seu Valor
29.1. Uma cesta é feita quando uma bola viva entra na cesta por cima, permanece dentro ou passa através da mesma.
29.2. Uma cesta será creditada para a equipe que ataca a cesta onde a bola é arremessada, como segue:
29.2.1. Uma cesta de lance livre vale um (1) ponto.
29.2.2. Uma cesta de campo valem dois (2) pontos.
29.2.3. Uma cesta da área de 3 pontos vale três (3) pontos.
29.3. Se uma equipe marca pontos acidentalmente em sua própria cesta, os pontos serão creditados ao capitão da equipe oponente.
29.4. Se uma equipe marca pontos deliberadamente em sua própria cesta, isto é uma violação e a cesta não será contada.
Art. 33. Jogo Perdido por Desistência
33.1. Uma equipe perderá o jogo por desistência se:
33.1.1. Recusar-se a jogar após ter sido instruída a fazê-lo pelo Árbitro.
33.1.2. Por suas ações impedir que a partida seja jogada.
33.1.3. Quinze (15) minutos após o horário previsto para o início do jogo, a equipe não estiver presente ou não tiver como apresentar cinco (5) jogadores.
33.2. Penalidade:
O oponente é declarado vencedor e o placar será de vinte a zero (20 a 0). Além disso, a equipe desistente deverá receber zero (0) ponto na classificação.
Art. 34. Jogo Perdido por Insuficiência
34.1. Uma equipe perderá o jogo por insuficiência caso, durante o jogo, o número de jogadores desta equipe na quadra for menor que dois.
34.2. Penalidade:
Caso a equipe para a qual a vitória será dada estiver vencendo a contagem, o placar no momento da paralisação será mantido. Se a equipe declarada vencedora não estiver à frente, o placar será registrado como dois a zero (2 a 0) a seu favor. Além disso, a equipe que não tiver número suficiente de jogadores deverá receber um (1) ponto na classificação.
Art. 35. Violações
35.1. Uma violação é uma infração às regras.
35.2. Penalidade:
35.2.1. A equipe que cometeu a violação perde a posse da bola.
35.2.2. A bola é concedida aos oponentes para uma reposição de fora para dentro no ponto mais próximo ao local da infração, exceto diretamente atrás da tabela.
35.2.3. Se a bola entra na cesta, proveniente de um arremesso de campo ou de lance livre e não é válido, então a reposição subseqüente deve ser feita do lado de fora da quadra no prolongamento da linha do lance livre.
Art. 36. Jogador ou Bola Fora da Quadra
36.1. Um jogador está fora da quadra quando qualquer parte do seu corpo está em contato com o piso ou qualquer objeto que não um jogador, acima ou fora da linha limítrofe.
36.2. A bola está fora da quadra quando tocar:
36.2.1. Um jogador ou qualquer outra pessoa que esteja fora da quadra.
36.2.2. O piso ou qualquer objeto, acima ou fora das linhas limítrofes.
36.2.3. Os suportes da cesta, a parte de trás das tabelas, ou qualquer objeto acima e/ou atrás das tabelas.
Uma infração deste artigo é uma violação.
Art. 39. Regra dos Três Segundos
39.1. Enquanto sua equipe tenha o controle da bola na quadra e o relógio está em movimento, um jogador não deverá permanecer por mais de três (3) segundos consecutivos na área restritiva de seus oponentes.
39.2. As linhas que limitam a área restritiva são parte dela e um jogador que as toca estará na área.
39.3. Para um jogador estabelecer-se fora da área restritiva, ele deve colocar ambos os pés fora dela.
39.4. Permissões devem ser feitas para um jogador que:
39.4.1. Faça uma tentativa para deixar a área restritiva,
39.4.2. Está na área restritiva quando ele ou um companheiro de equipe, dentro ou fora da área restritiva, está numa ação de arremesso e a bola está saindo ou acabou de sair de sua(s) mão(s).
39.4.3. Tenha estado na área restritiva por menos que três (3) segundos, em drible para um arremesso à cesta.
Uma infração deste artigo é uma violação.

Art. 40. Jogador Marcado de Perto
Um jogador marcado de perto (menos de um passo) que estiver segurando a bola deverá passar, arremessar, rolar ou driblar a bola dentro de cinco (5) segundos.
Uma infração deste artigo é uma violação.

Art. 41. Regra dos Dez Segundos
41.1.1. Quando um jogador ganha o controle de uma bola viva dentro de sua zona de defesa, sua equipe deve, dentro de dez (10) segundos, fazer com que a bola chegue a sua zona de ataque.
41.2. A bola passa para zona de ataque de uma equipe quando:
41.2.1. Ela toca a zona de ataque
41.2.2. Ela toca um jogador que tenha parte de seu corpo em contato com a zona de ataque.
Uma infração deste artigo é uma violação.
Art. 42. Volta de Bola
42.1. Um jogador cuja equipe que tenha controle de uma bola viva que está na zona de ataque não poderá fazer com que a bola volte para a sua zona de defesa.
42.2. A bola vai para zona de defesa de uma equipe quando:
42.2.1. Ela toca a zona de defesa
42.2.2. Ela toca um jogador o qual tenha parte de seu corpo em contato com a zona de defesa.
Art. 44. Faltas
44.1. Uma falta é uma infração das regras que envolve contato pessoal com um adversário e/ou comportamento antidesportivo.
44.2. A falta é marcada contra o ofensor e penalizada de acordo com os artigos relevantes das regras.
Art. 46. Falta Pessoal
46.1. Falta pessoal é uma falta de um jogador que envolve contato com um oponente, quer esteja a bola viva ou morta.
46.2. Um jogador não deverá bloquear, segurar, empurrar, carregar, calçar, impedir o progresso de um oponente estendendo sua mão, braço, cotovelo, ombro, quadril, perna, joelho ou pé, nem inclinando seu corpo fora de uma posição normal (dentro de seu cilindro), nem deverá usar táticas rudes ou violentas.
Art. 47. Falta Dupla
47.1. A falta dupla é uma situação na qual dois oponentes cometem falta um contra o outro, aproximadamente ao mesmo tempo.
47.2. Penalidade:
47.2.1. Uma falta pessoal será marcada contra cada jogador ofensor. Nenhum lance livre deverá ser concedido.
47.2.2. O jogo deverá recomeçar com uma:
47.2.2.1. Reposição de fora para dentro da quadra, no local mais próximo onde foi cometida a infração, pela equipe que tinha o controle da bola quando ocorreu a falta dupla.
Art. 48. Falta Antidesportiva
48.1. Uma falta antidesportiva é uma falta pessoal em um jogador que, na opinião dos oficiais, não faz um legítimo esforço por jogar a bola dentro do espírito e intenções das regras.
Se um jogador causar contato excessivo (falta dura) em um jogador oponente com ou sem a bola, então este contato deverá ser considerado como antidesportivo.
48.2. A falta antidesportiva deve ser interpretada da mesma maneira durante todo o jogo.
48.6. Penalidade:
48.6.1. Uma falta antidesportiva será marcada contra o infrator.
48.6.2. Lance(s) livre(s) sera(ão) concedido(s) aos oponente(s), seguido(s) da posse de bola.
Art. 49. Falta Desqualificante
49.1. Qualquer infração flagrantemente antidesportiva dos Art. 46 (Falta Pessoal), Art. 48 (Falta Antidesportiva), é uma falta desqualificante.
49.4. Penalidade:
49.4.1. Uma falta desqualificante deverá ser marcada ao ofensor.
49.4.2. Ele deverá ser desqualificado e deverá ir e permanecer no vestiário de sua equipe até o término do jogo ou, se assim escolher, ele deverá deixar o ginásio.
49.4.3. Lance(s) livre(s) deve(rão) ser concedido(s) para a equipe oponente, seguido(s) pela posse da bola.

Boas Férias

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